Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
Sesc Pinheiros recebe Final do Torneio Nacional de Poesia "Slam Br"
Dezembro 14, 2015

O Sesc Pinheiros recebe o campeonato de poesia "Poetry Slam Zap" com as finais do "ZAP!" - primeiro evento de poesia falada de São Paulo, realizado mensalmente pelo Núcleo Bartolomeu de Depoimentos - e do "Slam BR" - campeonato de poesia falada do Brasil. O evento é gratuito e ocorre nos dias 18 e 19 de dezembro, às 19h, na Praça da Unidade.

Um slam ou poetry slam diz respeito a duas coisas: poesia + performance. Criado por Marc "So What!" Smith em Chicago, nos anos 1980, o slam trouxe uma renovação para a poesia oral e valorizou a arte da performance poética, crescendo rapidamente e propagando o spoken word ("palavra falada", "poesia falada") por todo o mundo.

Abrindo a programação, na sexta-feira, a atividade começa com o Microfone Aberto, momento em que o público pode se aventurar pelo universo lúdico, recitando poesias próprias ou de outros autores. Na sequência, acontece a final do "ZAP!", na qual os vencedores das edições realizadas ao longo de 2015 se enfrentam pelo título de "zapeão do ano". Nove poetas disputam uma vaga para a final do "Slam BR".

No sábado acontece a grande final do "Slam BR". A disputa ocorre entre 16 poetas campeões de slams - dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Brasília e Rio de Janeiro - e vale uma vaga na "Copa do Mundo de Poetry Slam", em Paris. Além disso, esta edição do evento traz duas novidades: um slam de surdos e ouvintes (Slam do Corpo-SP) e outro slam composto exclusivamente por mulheres (Slam das Minas-DF).

De acordo com o Núcleo, as comunidades de slam multiplicaram-se significativamente pelo Brasil, em parte pela necessidade de seu público por espaços onde é possível a reunião de pessoas com anseios similares: um local para a expressão poética e política.

Serviço

Poetry Slam Zap: Final do Zap! Final Slam BR! – Com o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos
Dia: 18 e 19 de dezembro, sexta-feira e sábado, das 19h às 22h
Local: Sesc Pinheiros - Praça
Classificação: Livre
Grátis.